Procrastinação acadêmica: por que estudantes procrastinam e como parar

A procrastinação dos estudantes é um problema comum, que ocorre quando os alunos adiam desnecessariamente o trabalho nas tarefas escolares, como estudar ou escrever. Afeta alunos em todos os níveis de aprendizado e pode causar problemas sérios, como notas baixas e diminuição do bem-estar. Também é um problema complicado, já que diferentes alunos procrastinam por diferentes motivos e, portanto, podem se beneficiar de diferentes soluções quando se trata de superar sua procrastinação.

O artigo a seguir fornece um guia abrangente e prático para o problema da procrastinação acadêmica. Seus objetivos são primeiro ajudá-lo a entender por que os alunos procrastinam e, em seguida, mostrar o que os alunos podem fazer para parar de procrastinar e começar a estudar. Isso será benéfico se você for um aluno ou alguém como um pai ou professor, que deseja ajudar os alunos a superar a procrastinação.

Conteúdo

  • Exemplos de procrastinação acadêmica
  • Prevalência da procrastinação acadêmica
  • Perigos da procrastinação acadêmica
  • Por que os alunos procrastinam
  • Como parar de procrastinar nos estudos
  • Como ajudar os alunos a parar de procrastinar

Exemplos de procrastinação acadêmica

Um exemplo simples de procrastinação acadêmica é um aluno que precisa sentar e terminar o dever de casa, mas perde tempo na internet o dia todo e só começa a trabalhar tarde da noite, embora desejasse ter começado mais cedo.

Além disso, outros exemplos de procrastinação acadêmica são os seguintes:

  • Um estudante do ensino médio que adia o estudo para uma prova por várias horas, navegando nas redes sociais;

  • Um estudante universitário que adia a redação de um trabalho de classe por semanas até pouco antes do prazo final, assistindo TV, jogando e saindo;

  • Um estudante de pós-graduação que adia o trabalho em um grande projeto de pesquisa ou dissertação por um semestre inteiro, adiando-o continuamente para uma data posterior, enquanto trabalha em tarefas pequenas e sem importância.

Prevalência da procrastinação acadêmica

A procrastinação é muito comum entre os estudantes. Por exemplo, estudos mostram que aproximadamente 50% dos estudantes universitários dizem que procrastinam de maneira consistente e problemática, aproximadamente 75% se consideram procrastinadores e aproximadamente 80% a 95% procrastinam em algum grau.

Além disso, a pesquisa mostra que a procrastinação é comum entre outras populações estudantis, incluindo alunos do ensino fundamental, ensino médio, universidade e pós-graduação. Na verdade, é tão comum entre os estudantes que a tendência de procrastinar as tarefas até pouco antes do prazo é às vezes chamada de síndrome do aluno.

Perigos da procrastinação acadêmica

A procrastinação pode causar vários problemas para os estudantes, afetando negativamente a gestão do tempo, o desempenho acadêmico, o bem-estar emocional e a saúde mental e física:

  • Em termos de gerenciamento de tempo, a procrastinação pode ocupar uma quantidade considerável de tempo, e os alunos geralmente relatam que a procrastinação ocupa mais de um terço de suas atividades diárias, geralmente na forma de comportamentos como dormir, assistir TV ou jogar. Isso também pode fazer com que eles enfrentem outros problemas de gerenciamento de tempo, como perder prazos importantes ou correr para concluir tarefas sem tempo suficiente.\

  • Em termos de desempenho acadêmico, a procrastinação pode levar a vários problemas, incluindo notas mais baixas, mais reprovações e mais desistências. Muitos desses problemas podem ser atribuídos a problemas que a procrastinação causa em termos de gerenciamento de tempo. Por exemplo, se os alunos falham em administrar seu tempo adiando continuamente o estudo para uma prova importante, eles provavelmente acabarão despreparados e, portanto, tirarão uma nota abaixo do que teriam se não procrastinassem.

  • Em termos de bem-estar emocional e saúde mental/física, a procrastinação pode causar problemas como aumento do estresse e maiores chances de desenvolver doenças. Muitos desses problemas estão associados aos problemas que os alunos enfrentam em termos de gerenciamento de tempo e desempenho acadêmico. Por exemplo, se um aluno entrega uma tarefa com atraso devido à procrastinação e acaba recebendo uma nota baixa, ele pode sentir ansiedade, culpa e estresse por causa do seu comportamento.

Diante disso, e considerando o quão comum é a procrastinação, não é surpreendente que muitos alunos digam que a procrastinação é sempre ou quase sempre um problema para eles quando se trata de várias tarefas acadêmicas (por exemplo, escrever trabalhos e estudar para provas) e que desejam reduzir sua procrastinação nessas tarefas.

Além disso, a procrastinação também pode causar sérios problemas para os alunos quando eles saem da academia e entram no mercado de trabalho, já que muitos dos problemas acima se estendem a adultos fora da academia e porque a procrastinação está associada a outras questões, como salários mais baixos, períodos mais curtos de emprego, maior probabilidade de desemprego e menor sucesso financeiro em geral.

Por que os alunos procrastinam

Especificamente, quando os alunos precisam estudar ou trabalhar em tarefas, eles confiam principalmente em seu autocontrole para conseguir fazê-lo. Além disso, seu autocontrole às vezes é apoiado por sua motivação, o que os ajuda a fazer as coisas em um tempo hábil.

No entanto, em alguns casos, os alunos sofrem de vários problemas que interferem ou se opõem ao seu autocontrole e motivação, como exaustão e ansiedade. Quando esses problemas são mais fortes do que seu autocontrole e motivação, eles acabam procrastinando, até chegarem a um ponto em que o equilíbrio entre esses fatores pende a favor dos alunos, ou até que seja tarde demais.

Isso explica por que muitos alunos procrastinam de maneira crônica, mesmo quando eles têm a motivação necessária e querem realmente estudar e fazer o trabalho. Isso também explica porque muitos alunos sempre procrastinam o trabalho acadêmico até pouco antes do prazo, momento em que o aumento da motivação, muitas vezes na forma de uma pressão estressante, finalmente os leva a começar a estudar ou a começar a trabalhar em suas tarefas.

Assim, as razões comuns pelas quais os alunos procrastinam incluem o seguinte:

  • Objetivos abstratos, geralmente sendo vago sobre quando e como os alunos pretendem estudar ou fazer seu trabalho.

  • Sentir-se sobrecarregado, muitas vezes sem saber como lidar com a tarefa acadêmica em questão.

  • Perfeccionismo, geralmente na forma de se recusar a criar trabalhos que tenham falhas.

  • Medo do fracasso, muitas vezes devido a preocupações sobre como o fracasso pode refletir nas habilidades e competências do aluno, seja aos seus olhos ou aos olhos dos outros.

  • Ansiedade, muitas vezes por causa de um possível feedback negativo.

  • Aversão à tarefa, especialmente nos casos em que os alunos acham uma tarefa chata ou desagradável.

  • Falta de motivação, geralmente como resultado de não se importar com o desempenho acadêmico, sentir-se desconectado de seu Eu futuro ou ter recompensas que estão muito distantes no futuro.

  • Exaustão física ou mental, muitas vezes devido a uma combinação de razões, como alta carga de trabalho e falta de sono.

  • Ressentimento, geralmente relacionado aos estudos ou às tarefas diretamente, ou a algo associado, como um pai pressionando o aluno a se sair bem em um assunto no qual não está interessado.

  • Busca por sensações, geralmente na forma de gostar de trabalhar nas coisas às vésperas do prazo, quando há uma intensa pressão de tempo que pode tornar as tarefas chatas mais desafiadoras e emocionantes.

  • Ambiente de trabalho problemático, geralmente como resultado de muitas distrações ou tentações por perto.

  • Falta de comunicação suficiente dos orientadores, por exemplo, quando não se tem orientações claras e prazos para um determinado projeto de classe.

Outras causas comuns de procrastinação acadêmica incluem comportamentos como a autopunição (self-handcapping), que envolve a procrastinação de modo que, se o aluno for reprovado, ele possa culpar a procrastinação pelo fracasso em vez de suas habilidades, e a autossabotagem (self-sabotaging), que envolve a procrastinação como resultado de uma tendência a impedir o progresso de alguém.

Além disso, certos traços de personalidade, como distração e impulsividade, estão associados à tendência a procrastinar, o que significa que as pessoas que naturalmente têm esses traços acentuados são mais propensas a procrastinar.

Por fim, também existem alguns problemas subjacentes que podem levar à procrastinação, como TDAH, depressão e falta de sono.

No geral, os alunos procrastinam porque questões como exaustão e ansiedade superam seu autocontrole e motivação. Problemas comuns que levam à procrastinação acadêmica incluem objetivos abstratos, sentimento de sobrecarga, perfeccionismo, medo do fracasso, aversão a tarefas, ressentimento, um ambiente de trabalho problemático e busca de sensações.

Como parar de procrastinar nos estudos

Para parar de procrastinar em seus estudos ou trabalhos escolares agora mesmo, você deve identificar a menor coisa possível que pode fazer para progredir e, em seguida, modificar seu ambiente para torná-lo o mais provável possível.

Por exemplo, se você precisa estudar para uma prova, o menor passo possível para fazer isso pode ser abrir suas anotações e revisar apenas o primeiro parágrafo que você escreveu. Depois de perceber que isso é tudo o que você precisa fazer, você pode começar a modificar seu ambiente de estudo para se ajudar a conseguir isso, por exemplo, indo para uma sala sem distrações e deixando o telefone do lado de fora.

Existem muitas outras técnicas antiprocrastinação que você pode usar como estudante. Comece testando algumas que parecem relevantes com base em fatores como suas circunstâncias e as causas específicas de sua procrastinação. Com o tempo, você pode modificar quais técnicas você usa e como usá-las, com base em como elas funcionam para você.

Melhore seu planejamento:

  • Estabeleça metas concretas para si mesmo. Por exemplo, em vez de um objetivo vago, como “estudar para minha próxima prova”, defina uma meta concreta, como “na semana de prova, ir à biblioteca todos os dias depois de terminar minha última aula do dia e passar pelo menos 2 horas estudando”.

  • Divida suas tarefas em etapas pequenas e gerenciáveis. Por exemplo, se você precisa escrever um artigo, pode começar com etapas como descobrir o título, criar um esboço e encontrar cinco fontes acadêmicas apropriadas. Observe que, se o projeto em questão for grande, geralmente você não deve se preocupar em descobrir todas as etapas desde o início. Em vez disso, comece identificando apenas os primeiros passos que você precisa dar e, em seguida, identifique novos passos à medida que avança, para evitar se sentir sobrecarregado ou ficar travado.

  • Defina marcos intermediários e prazos para si mesmo. Se o seu orientador ainda não fez isso, ou se ele definiu apenas um único prazo principal no final, definir marcos intermediários e prazos para si mesmo o ajudará a planejar com antecedência, ser responsável e se sentir mais motivado para fazer um progresso contínuo.

  • Identifique seus ciclos de produtividade. Os alunos variam em termos de quando são mais produtivos; por exemplo, alguns trabalham melhor pela manhã, enquanto outros são mais focados à noite. Você deve levar isso em consideração e agendar seu estudo e trabalho para horários do dia em que é menos provável que você procrastine.

Melhore seu ambiente:

  • Mude seu ambiente para tornar mais difícil para você procrastinar. Por exemplo, se você tende a procrastinar na redação de artigos porque continua navegando nas redes sociais, desligue a conexão com a internet do computador antes de começar a trabalhar.
  • Mude seu ambiente para tornar mais fácil para você começar. Por exemplo, se você sabe que precisará estudar para uma prova amanhã de manhã, organize todo o material de estudo relevante em sua mesa ou em sua bolsa antes de ir para a cama.
  • Mude seu ambiente para tornar mais fácil para você continuar. Por exemplo, se você sabe que pode perder a concentração caso se distraia enquanto estuda, vá estudar em uma sala silenciosa e deixe o telefone do lado de fora.

Mude sua abordagem:

  • Comece com um pequeno passo. Por exemplo, se você precisa escrever uma redação, comece comprometendo-se a escrever apenas uma única frase no início. Isso pode ajudá-lo a se esforçar para começar as tarefas e, muitas vezes, depois de fazer isso, você achará fácil continuar.

  • Comece com a melhor ou a pior parte primeiro. Alguns alunos acham que começar com a parte mais agradável ou mais fácil de uma tarefa os ajuda a seguir em frente, enquanto outros acham que tirar a pior parte do caminho primeiro os ajuda a evitar a procrastinação ao longo do tempo. Você pode usar a abordagem que achar melhor para você.

  • Adicione um delay antes de procrastinar. Se você não consegue evitar a procrastinação totalmente, tente comprometer-se a ter um delay antes de ceder ao seu impulso de fazê-lo. Por exemplo, você pode contar até 10 antes de se permitir abrir uma nova guia no na rede social que você costuma usar para procrastinar.

  • Use a técnica Pomodoro. Isso envolve a alternância entre períodos programados de estudo e descanso. Por exemplo, você pode estudar por períodos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles e um intervalo mais longo de 30 minutos após cada 4 séries de estudo concluídas.

Aumente sua motivação:

  • Faça o estudo parecer mais gratificante. Por exemplo, você pode gamificar seu estudo, marcando sequências de dias em que conseguiu atingir suas metas de estudo e, potencialmente, também se recompensar quando atingir uma sequência suficientemente longa.

  • Torne o estudo mais agradável. Por exemplo, se estudar no seu quarto é desconfortável, tente ir para um lugar mais agradável, como a biblioteca.

  • Visualize seu futuro Eu. Por exemplo, você pode se visualizar sendo capaz de relaxar depois de terminar uma tarefa, sendo recompensado ao obter uma boa nota, ou tendo que lidar com os problemas associados a não estudar o suficiente.

  • Concentre-se em seus objetivos em vez de em suas tarefas. Por exemplo, se você precisa trabalhar em uma tarefa que acha chata, em vez de se concentrar na tarefa, tente pensar em seus objetivos acadêmicos e no motivo pelo qual deseja se sair bem nessa tarefa, como tirar uma boa nota na disciplina para que você possa ter uma melhor avaliação no vestibular.

Mude sua mentalidade:

  • Dê a si mesmo permissão para cometer erros. Por exemplo, se você estiver trabalhando em uma tarefa, aceite o fato de que seu trabalho provavelmente não será perfeito, especialmente no início. Além disso, você pode decidir começar apenas anotando algumas respostas iniciais e, no final, repassar seu trabalho para verificar se precisa fazer correções.

  • Aborde seus medos. Se você está procrastinando porque tem medo de alguma coisa, tente identificar seus medos e resolvê-los. Por exemplo, se você tem medo de que sua escrita não seja boa o suficiente, pode dizer a si mesmo que seu objetivo é apenas começar escrevendo algo e que você sempre pode melhorar mais tarde.

  • Desenvolva a autocompaixão. A autocompaixão pode ajudar a reduzir sua procrastinação, bem como vários problemas associados a ela, como o estresse. A autocompaixão consiste em três componentes que você deve cultivar: auto bondade, que envolve ser bom consigo mesmo, humanidade comum, que envolve reconhecer que todos experimentam desafios e a atenção plena, que envolve aceitar suas emoções sem julgamento.

  • Desenvolva a autoeficácia. A autoeficácia é a crença em sua capacidade de realizar as ações necessárias para atingir seus objetivos. Isso pode ajudá-lo a reduzir sua procrastinação, bem como problemas associados, como a ansiedade. Para desenvolver a autoeficácia, tente identificar as várias estratégias que você pode usar para estudar e concluir suas tarefas com sucesso e pense em sua capacidade de executar essas estratégias com sucesso.

Você provavelmente precisará usar várias técnicas para reduzir sua procrastinação, mas só algumas devem ajudar. Comece com apenas algumas técnicas inicialmente, para evitar ficar sobrecarregado e então você pode adicionar mais técnicas ao longo do tempo com base no seu progresso.

Se você sofre de um problema subjacente que causa procrastinação, como TDAH, depressão ou insônia, provavelmente precisará resolver esse problema primeiro, usando ajuda profissional, se necessário, para superar com sucesso sua procrastinação.

No geral, para parar de procrastinar em seu trabalho escolar, você deve identificar a menor coisa possível que pode fazer para progredir nele e, em seguida, modificar seu ambiente para torná-lo o mais provável possível. A longo prazo, você também deve descobrir as causas de sua procrastinação e usar as técnicas antiprocrastinação relevantes, como estabelecer metas concretas, dividir tarefas em etapas gerenciáveis e permitir-se cometer erros.

Como ajudar estudantes a parar de procrastinar

  • Quando se trata de ajudar os alunos a superar a procrastinação, por exemplo, se você é um professor ou pai, existem três abordagens principais que você pode usar:

  • Uma abordagem conduzida externamente. Isso envolve o uso de técnicas antiprocrastinação relevantes sem envolver os alunos ativamente no processo. Por exemplo, a definição de uma série de prazos de projetos intermediários para todos os alunos de um curso.

  • Uma abordagem conduzida pelo aluno. Isso envolve permitir que os alunos superem sua procrastinação com pouca ou nenhuma orientação externa. A orientação externa neste caso pode incluir algo tão mínimo quanto mencionar o problema da procrastinação e contar aos alunos sobre um recurso relevante como este artigo.

  • Uma abordagem conjunta. Isso envolve dar aos alunos orientação externa e, ao mesmo tempo, incentivá-los a assumir um papel ativo em suas tentativas de parar de procrastinar. Por exemplo, revisar técnicas anti procrastinação relevantes com os alunos e ajudá-los a escolher e implementar as suas preferidas.

Nenhuma dessas abordagens é inerentemente superior às outras.

Dessa forma, você deve decidir qual usar com base em fatores como o número de alunos que está tentando ajudar e o tipo de relacionamento que tem com eles. Por exemplo, se você é um professor tentando ajudar 200 alunos em um curso universitário, provavelmente precisará usar uma abordagem diferente do que se fosse um pai tentando ajudar apenas seu filho.

Quase qualquer tipo de relacionamento pode ser benéfico quando se trata de ajudar um aluno a superar sua procrastinação.

Por exemplo, se você é um professor, provavelmente está em uma boa posição em termos de influência sobre a situação acadêmica do aluno. Por outro lado, se você é pai ou mãe, provavelmente está em uma boa posição em termos de influência sobre a vida pessoal do aluno.

Além disso, você pode entrar em contato com outras partes interessadas que podem ajudar. Por exemplo, se você é professor e acha que os pais de um aluno podem ajudá-lo a parar de procrastinar, entre em contato com eles e discuta a situação.

Além disso, um fator importante a ter em mente é o quão independentes são os alunos em questão.

Em geral, quanto mais independentes os alunos são, mais eles devem se envolver no processo de superação da procrastinação, pois isso pode aumentar sua motivação e tornar o processo mais eficaz, ao mesmo tempo em que geralmente leva a um maior autodesenvolvimento e crescimento ao longo do tempo. Isso também aumenta a importância de dar aos alunos uma sensação de controle, mesmo que seja você quem está orientando o processo, o que pode ser especialmente crucial quando se trata de evitar a procrastinação enraizada em questões como ressentimento, rebeldia ou falta de autoconfiança.

Finalmente, a seguir está uma lista de coisas específicas que você pode fazer para ajudar os alunos a parar de procrastinar:

  • Explique aos alunos o que é a procrastinação, como ela se parece e ajude-os a entender que eles mesmos se envolvem nela.

  • Mostre aos alunos por que a procrastinação pode ser perigosa quando se trata de fatores como desempenho acadêmico, perspectivas de carreira e saúde mental e física.
  • Explique aos alunos o que causa a procrastinação e ajude-os a identificar as causas de sua própria procrastinação.

  • Indique aos alunos recursos que podem ajudá-los a lidar com a procrastinação, como este artigo.

  • Informe o aluno sobre as técnicas antiprocrastinação relevantes (listadas na seção anterior) e o ajude a escolher as preferidas.

  • Implemente as técnicas antiprocrastinação mencionadas anteriormente em nome dos alunos, por exemplo, dividindo grandes tarefas em etapas gerenciáveis e estabelecendo prazos intermediários para cada uma.

No geral, você pode ajudar os alunos a superar a procrastinação de várias maneiras, como ajudando-os a entender que estão procrastinando de maneira problemática, a identificar as causas da sua procrastinação e a escolher e implementar técnicas antiprocrastinação eficazes. A abordagem específica que você deve usar depende de fatores como quão independentes são os alunos em questão, quantos alunos você está tentando ajudar e que tipo de relacionamento você tem com eles.

Tradução livre de: https://solvingprocrastination.com/student-procrastination/

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