O narcisista e empático – a dinâmica mais dolorosa

Você já ouviu falar da dupla “narcisista e empático”? Essas pessoas caem em lados opostos do eixo da empatia. O ‘narcisista’ anseia pela admiração excessiva dos outros e tem um ego inflado, enquanto o ‘empático’ é alguém que pode perceber e até assumir os estados mentais ou emocionais dos outros como seus próprios. Falaremos mais sobre isso depois.

Antes de começarmos, por favor, tome nota que este vídeo não é feito para atacar qualquer um que possa exibir esses sinais, ou qualquer pessoa diagnosticada com um distúrbio relacionado, mas sim entendê-los e trazer mais consciência ao tópico.
Então, o que torna essa dinâmica tão dolorosa? Vamos explorar isso juntos.

1) Quem são os narcisistas e os empáticos?

Primeiro vamos conhecer os dois protagonistas.
Narcisistas são pessoas com egos inflados e zero empatia com os outros. Eles têm um alto senso de autoimportância, um desejo excessivo de atenção e admiração, e uma visão contaminada da empatia. Eles anseiam por um tratamento especial e reagem com raiva ou explosões se as coisas não saem do jeito deles.
Os empáticos, por outro lado, são pessoas altamente sensíveis, possuindo uma oferta superabundante de amor e admiração para dar. Eles absorvem as emoções de outras pessoas pronta e compassivamente. Além disso, eles também são incrivelmente talentosos em se conectar com os pensamentos e sentimentos de outra pessoa.

2) O empático e o narcisista à primeira vista.

Os opostos se atraem, ou assim lhe disseram. No primeiro contato, pode parecer que vocês dois complementam perfeitamente as necessidades um do outro.
Um empático é ótimo quando se trata de compartilhar e encontra o narcisista como a fonte perfeita para sintonizar suas emoções. Um narcisista ama alguém que tolera suas ações. Eles encontram um ouvido atencioso no empático, uma fonte constante de apreciação e atenção. Um narcisista se destaca em atrair o empático, que está disposto a ouvir, com os olhos arregalados. As necessidades emocionais do empático são completamente ignoradas, projetando apenas a si mesmos nos empáticos. Um empático é um doador, e eles doam generosamente. Um narcisista é um tomador e sempre quer do jeito deles.
O desequilíbrio já começou a aparecer, né?

3) A maçã envenenada.

Então, por que cair no tipo errado?
Os narcisistas se escondem atrás da máscara do charme irresistível. Seu carisma e conduta no nível da superfície e podem atrair todos os tipos de pessoas sob seu feitiço, especialmente empáticos. Esta fachada atrai o empático, enquanto encontram uma avenida para despejar toda essa compaixão.
Um narcisista parece tomar de assalto o genuíno mundo de empatia de um empático. Como esponjas emocionais, eles caem direto nas mãos do narcisista. Uma vez que uma primeira impressão positiva é formada, o empático torna-se incrivelmente leal ao narcisista, leal ao extremo. Quando o narcisista percebe isso, ele começa a revelar lados mais desagradáveis ​​de si mesmos.

4) Problemas no paraíso.

O que é essencial para o amor florescer? O amor é o único ingrediente para um relacionamento feliz?
Ambos os indivíduos falam diferentes linguagens de amor. Quando colocados em estreita afinidade, um tem o potencial de se tornar quase parasita do outro. Em um relacionamento saudável, empáticos são um dos melhores tipos de pessoas para se promover um relacionamento. Eles cuidam de seu parceiro com todo o coração e eles sempre comunicam seus sentimentos abertamente. Mas para um narcisista, não é tão fácil considerar os sentimentos dos outros. Inconscientemente ou não, eles são capazes de ferir o empático, pois os dois operam em comprimentos de onda muito diferentes. Um está pronto para dar as estrelas enquanto o outro só está interessado em exigir mais.

5) Que os jogos do caos comecem!

Como os narcisistas tiram vantagem dos empáticos? Uma das táticas é uma revelação completa de seu lado ruim.

Eles começam a tirar vantagem do empático abusivamente, percebendo que suas táticas prejudiciais não são recebidas com nenhuma forte reação oposta pelos empáticos.
Empáticos são seres perdoadores, dispostos a serem pacientes com o crescimento pessoal de outra pessoa.

A segunda tática é mais sinistra.
Alguns narcisistas são estratégicos, e armam o uso da empatia, espalhando pequenas doses de seu amor e charme artificiais pelo qual o empático se apaixonou pela primeira vez. Eles oferecem seu amor apenas sob a condição de obediência. Logo, eles começam a culpar o empático por não ser perfeito, mas os empáticos acreditam que podem consertar e curar qualquer coisa com compaixão. Dizer coisas como “eu não sou perfeito” puxa as cordas do coração do empático, super paciente e amoroso. Essa esperança de mudança é suficiente para manter um empático amarrado por um longo tempo. Para empáticos, remover alguém de suas vidas pode ser uma tarefa extremamente difícil. Eles acreditam verdadeiramente em crescimento e esperança, mesmo às custas de seu próprio bem-estar às vezes.

6) Receita para o desastre.

O que o torna problemático?
O que um empático precisa saber é que os narcisistas não são pessoas que precisam ser salvas, nem são pessoas às quais um empático deveria se ajustar na esperança de que eles ainda possam mudar.
Os narcisistas podem realmente estar perfeitamente cientes de suas ações, e quando eles percebem que eles não precisam mais de você, eles acharão fácil pisar em você. Eles acompanham quando é a hora certa empregar uma demonstração de empatia para impedir um empático de encontrar uma razão para sair de vez.

Isso cria um relacionamento extremamente problemático que não se baseia em um amor saudável e cheio de crescimento, mas sim em um vínculo traumático constante de puxar e empurrar.

7) Tudo termina com amor-próprio.

Então, como os empáticos podem lidar com um narcisista?
A chave é entender que cada um é responsável pelo seu próprio crescimento pessoal. A primeira maneira de um empático se proteger contra um narcisista é dizer: “Não”.
Isso, por sua vez, estabelece limites.

Os limites são saudáveis ​​para todos os relacionamentos, mesmo que eles pareçam duros para um empático trabalhar em cima. Dá-lhes força para se protegerem daqueles que tentam se aproveitar deles. Isso ajuda a construir autoconfiança e ganhar independência emocionalmente.

A independência emocional pode ensinar aos empáticos a detectar sinais de abuso e gaslighting desde o início, ajudando a se salvar de um desgosto iminente.

Apesar de estar errado de todas as maneiras certas, a dupla narcisista-empático é muito comum, mas isso não torna ninguém culpado por ser enganado.

Com todas as forças contra você, o que você faz para se recuperar ao primeiro sinal disso é o que conta. O abuso narcisista é um dos mais difíceis de detectar, mas assim que o fizer, você deve a si mesmo reconhecê-lo e impedi-lo.

A questão aqui não é porque você caiu nessa, mas o que você pode fazer para se levantar disso.

Transcrição de vídeo

Compartilhe este conteúdo:

Comentários

ESTAMOS QUASE LÁ...

ESTAMOS QUASE LÁ..

ESTAMOS QUASE LÁ...