Amor Machucado

Amor Machucado

Meus pais fizeram parte de uma geração que não teve colo. Não receberam carinho, beijo, abraço. Onde a criança não tenha voz. Uma geração que apanhava para aprender. Aprender a obedecer. Obedecer é o oposto do amor.

Uma geração que acredita que educação era sinônimo de violência. Do tipo “Já que o mundo vai te bater, melhor começar logo”. Como você escuta isso? Como isso ressoa aí dentro?

Poucas famílias, de vanguarda aliás, conseguiram educar sem bater. Então, recebemos esse amor duro, machucado, sem jeito. O amor tem várias linguagens e se você quiser aprender mais sobre isso consulte As 5 Linguagens do Amor de Gary Chapman. Uma das linguagens do amor é o cuidado, prático mesmo, de alimentar, dar casa, cama para dormir.  Interessante refletir, que se chegamos até o aqui-agora vivos foi porque recebemos esse amor. Mas a criança necessita de mais, necessita de nutrição para a alma.

Toda criança precisa de segurança emocional, ser ouvida, vista, ter seus limites respeitados, saber que sua opinião importa, que pode expressar suas emoções. Sim, impossível atender plenamente todas as necessidades de uma criança. A maioria dos pais fez o que foi possível de acordo com os recursos da época. Muitos fizeram o seu melhor. Hoje, a pessoa adulta que somos entende isso, mas a criança interior não.

A pergunta é: que mundo queremos viver? Qual o nosso papel nesse mundo? Um amor machucado cabe neste novo mundo? O que podemos fazer agora para iniciar um movimento de mudança? Estamos passando esse amor machucado para nossos filhos?

É importante dar nome para a sua falta. O que faltou na infância? Sem julgamentos, sem apontar dedos, mas com compaixão e autocompaixão. Segundo o pesquisador Manuel Quartilho, a infância dura toda vida. Como esse amor machucado reflete na sua vida, aqui-agora? Que tal olhar para isso e cuidar?

Um bom caminho para a cura desse amor machucado que recebemos é acolher a criança interior e isso pode ser feito de diversas maneiras. Sugiro iniciar pela meditação. Deixarei aqui um link de uma meditação minha no Youtube.

Meditação: Cura da Criança Interior

Informo também que oferecemos duas vezes por ano um curso gratuito de 10 dias para a cura da criança interior, a jornada A TECELÃ, normalmente abrimos em janeiro a primeira turma do ano. 

Compartilhe essa informação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Comentários