RESPIRAÇÃO CONSCIENTE, O GRANDE CHAMADO EM TEMPOS DE PANDEMIA

O mundo, de repente, parou. Aquele mundo no qual podíamos escolher para onde ir, como ir e quando voltar não existe mais, pelo menos por enquanto. A nossa rotina mudou totalmente em questão de dias! Como viver neste novo mundo? Onde o nosso poder de escolha foi limitado?

Quarentena ou isolamento o social é coisa nova para nós. Estamos em processo de adaptação. Muitos de nós nos deparamos com um rotina totalmente mudada, ou até mesmo ausência de rotina.

COMO SUPERAR OS DESAFIOS DA QUARENTENA?

Alguns eventos estão sendo relatados como comuns para a maioria das pessoas que estão em quarentena: medo, ansiedade, temor, preocupação e pânico. Isso é normal, faz parte do cérebro animal.

Quando a nossa vida é ameaçada e estamos em um ambiente inseguro, a parte do nosso cérebro mais antiga ou primitiva é acionada. Três coisas podem ocorrer: congelamento, luta ou fuga.

No congelamento e na fuga a pessoa não consegue estabelecer uma rotina, fica desanimada e tem a vontade de maratonar o dia todo no sofá e esperar a pandemia passar. Não consegue dar continuidade ou fazer algo novo. Nesta fase é comum a ansiedade generalizada, pânico ou depressão. O pessimismo é a moeda do dia.

Na luta a pessoa tem mais energia, o que a ajuda no enfrentamento da situação com otimismo realista ou negando a gravidade da situação. Pode ocorrer um despertar. A pessoa percebe que não é nutridor ficar falando no assunto 24 horas por dia ou acompanhar todos os noticiários.

Em qualquer uma dessas fases, congelamento, luta ou fuga, é importante saber se o comportamento está se tornando disfuncional, ou seja, trazendo mais coisas negativas do que positivas. Se você não dorme direito e não consegue falar em outro assunto é porque houve um sequestro emocional e é necessário recursos de enfrentamento. Lembrando que sentir medo é normal, pois existe um mar de incertezas e nunca passamos por isso antes.

O confinamento pode trazer problemas de relacionamentos. Ficar embaixo do mesmo teto e conviver 24 horas por dia com as mesmas pessoas pode gerar estresse. Algumas coisas podem aflorar, o que antes era apenas um pequeno incômodo chama a atenção e cresce.

Cuidado com os pequenos sofrimentos. Aquela toalha molhada largada no banheiro, a bagunça das crianças, o lixo que não foi retirado, etc. são pequenos sofrimentos. Você tem coisas muito mais importantes onde botar a sua atenção, não é mesmo?

Fique atento à sensações de vitimismo, lamúria ou acusação. Você está num barco em um mar revolto com todas as pessoas que estão morando com você agora. Compaixão é o sentimento a ser treinado, ou seja, percebo o sofrimento ou dificuldade do outro e o ajudo, colaboro. Então ao invés de se lamentar, se dizer sem sorte, pensar que é o fim do mundo e a culpa é do seu parceiro que está lhe deixando louco, faça a sua parte. Aprenda a ter o seu refúgio.

Outro grande desafio da quarentena é a sensação de vazio e as incertezas do futuro. Nós humanos, precisamos de metas, rotinas, perspectivas futuras. Não ter isso pode te levar a uma quarentena altamente procrastinadora. A falta de propósito te leva ao tédio e a não fazer nada produtivo e isso pode se tornar avassalador!

Não sabemos quanto tempo vai levar esta pandemia pelo novo coronavírus. Isso solicita muito do nosso sistema nervoso pois reflete inseguranças. Inseguranças é sinal de perigo. Perigo é ameaça para a nossa vida. Tudo o que o cérebro quer é que você continue respirando.

Para diminuir este estresse é necessário ter uma rotina e incluir algo novo preferencialmente que vai se tornar o seu refúgio, aquela nova habilidade na qual você não vai se deixar ser sequestrado por suas emoções. Essa nova habilidade é a respiração consciente.

O QUE É A RESPIRAÇÃO CONSCIENTE?

A respiração consciente é o cerne do mindfulness (atenção ou consciência plena). O mindfulness é um estilo de vida, laico, que nos ensina a viver no momento presente, com curiosidade e sem julgamentos. Traduzindo, é a habilidade de saber o que está se passando com você em um determinado momento. Quais seus pensamentos, emoções e sentimentos e como isso reflete no corpo. Por que isso é importante? Porque não mudamos nada sem conhecer antes. Se estamos vivendo uma situação nova e muito estressante, precisamos de novas habilidades de enfrentamento, de recursos emocionais, um refúgio. O refúgio é um lugar para você tomar um fôlego, olhar a situação com calma e escolher suas decisões.

Respirar consciente é sair do automático. Inspirar e saber que está inspirando, expirar e saber que está expirando. Naturalmente. Ao fazer isso conectamos corpo e mente no mesmo lugar e segundo resultados científicos, essa prática reduz o estresse. Ao reduzir o estresse o bem-estar aumenta, a ansiedade e depressão diminuem e o sistema imune se regula.

ENTÃO A RESPIRAÇÃO CONSCIENTE AJUDA A REGULAR O SISTEMA IMUNE?

Sim! Há vários trabalhos científicos comprovando que a prática do mindfulness por pelo menos dois meses colaborada para a regulação do sistema imunológico, entre outros inúmeros benefícios.

Segundo a ciência médica, quatro atitudes ajudam na regulação do sistema imune: sono, alimentação, atividade física e redução do estresse. E a nossa grande dica é que você inicie pela redução do estresse.

Ao diminuir o estresse todas as outras áreas da sua vida vão se equilibrar. Quem está com a mente serena, tem mais clareza, com mais clareza pode fazer ações mais eficazes com relação ao seu autocuidado. Então, é super normal, que depois que a pessoa coloca a meditação como prática diária, ela se anima e tem mais forças para se alimentar melhor e fazer atividade física o que vão ajudar no sono reparador.

Simples? Sim! Mas precisa de prática diária. Mindfulness não é garrafada, panaceia para todos os males e nem pílula mágica. Ao contrário é ciência, é esforço pessoal, é uma nova vida. E essa pandemia veio nos pedir uma mudança do modo de viver mais consciente, mais presente. Mindfulness veio para ficar, arrisco a dizer que é a sua necessidade número um agora. Bem-vinda(o) a este novo estilo de vida! Eu Neusa Tamaio, instrutora de mindulness e criadora do @!jardim_consciente estou te oferecendo ajuda nesta sua nova jornada.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe essa informação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Comentários